Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Bexiga hiperativa

por AMSU, em 27.08.13

Como funciona uma bexiga normal

A bexiga é como se fosse um saco elástico (músculo detrusor) que tem um funcionamento conjunto com o cérebro, a uretra (canal que transporta a urina da bexiga para o exterior) e a musculatura e nervos do pavimento pélvico .

À medida que os rins vão produzindo urina, a bexiga vai armazenando –a ,devido à capacidade  elástica do seu músculo detrusor ,que se vai relaxando e distendendo.

A meio da capacidade de enchimento, a bexiga envia "avisos" para o cérebro que está próximo de seu enchimento total. Quando estamos em local e posição para urinar, o cérebro envia sinais à bexiga para se contrair e o esfíncter relaxar.

Este é o funcionamento normal da bexiga que, dependendo da ingestão de líquidos, urinamos 4 a 8 x /dia e nenhuma ou 1 x /noite.

 

IUU e/ou  bexiga hiperativa são  os nomes dados aos seguintes  de sintomas:

  • Urgência  » súbita e intensa vontade de urinar. Pode ocorrer mesmo com a bexiga pouco cheia. Pode ocorrer ou não perda de urina (IUU ) Frequência » muitas idas ao wc por dia , mais de 8x/dia. ( BHA )
  • Noctúria » necessidade de acordar mais do que 1x/noite para ir ao wc.

 

Quais as causas?

A IUU e a BHA são causadas pela contracção involuntária do músculo da bexiga – DETRUSOR. Isto pode acontecer sem aviso prévio e, por vezes, sem muita urina na bexiga.

Principais causas:

Infecção urinária

  • Doenças sistema nervoso
  • Quantidade e/ou  tipo de líquidos que ingere ao longo do dia
  • por vezes, nem sempre  existe uma causa específica , talvez o envelhecimento (aparece com mais frequência pós menopausa)

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:46


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Posts mais comentados


Pesquisar

  Pesquisar no Blog