Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



A experiência de 24 anos a trabalhar directamente com as mulheres afectadas pela problemática incontinência urinária despertou, na fisioterapeuta Isabel Ramos de Almeida, a necessidade de criar algo que pudesse ajudar estas mulheres. Com a colaboração da Dra. Sofia Alegra, do Dr. Pedro Martins e das colegas Fisioterapeutas Susana Mesquita e Maria João Alvito, nasceu esta Associação.

A Incontinência Urinária é definida pela International Continence Society (I.C.S.), desde 2002, como qualquer perda urinária e afecta milhares de pessoas em todo o mundo.

 

Sabe-se hoje que é possível tratar, mas qual a melhor forma de tratamento? Cirurgia? Medicamento? Fisioterapia?

 

E quanto à prevenção? É possível? Como?

 

As autoridades de saúde ainda não dedicam a devida atenção para divulgar e tornar acessíveis as respostas a estas questões (que muitas mulheres nem as colocam por falta de informação...)

 

É fundamental que se torne visível, quer para a equipa multidisciplinar de saúde quer para a população em geral.

 

As disfunções do pavimento pélvico (incontinências urinárias e fecais) afectam significativamente a qualidade de vida, interferindo nas relações pessoais, familiares e profissionais, alteram o orçamento familiar (gastos com protectores, absorventes ...) tendo um impacto directo na vida das pessoas a nível social, familiar e económico.

 

A  ASSOCIAÇÃO DA MULHER PARA A SAÚDE UROGINECOLÓGICA, A.M.S.U.", instituição particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, nasceu em Outubro de 2012 e tem como principal objectivo promover a prevenção das disfunções do pavimento pélvico (incontinências urinárias e fecais).

Propõe-se divulgar, educar e promover a prevenção das disfunções do pavimento pélvico:

  • Realizar acções e campanhas de sensibilização e de discussão sobre a problemática da saúde e qualidade de vida uroginecológica, com impacto local, regional ou nacional;
  • Promover a formação e a reflexão colectivas nomeadamente através da realização de, ou colaboração em projectos de investigação e de divulgação científica;
  • Valorizar e divulgar todos os actos ou pessoas que possam constituir exemplos positivos de auto-ajuda, de auto consciencialização e queiram partilhar conhecimento;
  • Divulgação através da organização de encontros de trabalho, de acções públicas, de publicações várias ou de participação em acções de divulgação promovidas por terceiros.

 

A A.M.S.U. tem como prioridade "educar para a saúde", divulgar e informar que é possível tratar e fundamental prevenir as Incontinências Urinárias.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 15:45



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Posts mais comentados


Pesquisar

  Pesquisar no Blog